FAQ

Perguntas mais frequentes e suas respostas.
Conheça também o Grupo de discussão no Yahoo! Groups

Como carregar um relatório salvo em disco?
O form de preview não possui um botão “Carregar”, como em outros geradores. A unit RLPreviewForm provê métodos que facilitam a tarefa de carregar um relatório do disco e exibí-lo em tela. Desta forma, o usuário pode indicar uma opção de menu em seu aplicativo para esse fim, ou mesmo criar um utilitário com somente uma linha para abrir qualquer relatório.
Como fazer composições de relatórios?
A composição de relatórios é feita simplesmente indicando o próximo relatório através da propriedade NextReport de cada TRLReport. Com isso, o primeiro relatório da cadeia será chamado de master e será responsável pelo número das páginas, diálogo, preview, etc.
Como utilizar o filtro para impressoras matriciais?
O filtro draft implementado pelo componente TRLDraftFilter atua enviando códigos de controle nativos da impressora diretamente para a porta ou caminho de rede do dispositivo. Uma vez inserido em um form ativo do projeto, preferencialmente o módulo principal, ele aparecerá como mais uma opção na lista de impressoras no diálogo de impressão dos relatórios. Os dispositivos configurados como padrão são o /dev/lp0 para o Linux e prn para o Windows. Isto pode ser alterado a qualquer tempo através da propriedade DevicePath do componente de filtro.
Como utilizar os componentes de grupo e de sub-detalhe?
O componente de grupo, TRLGroup, detecta quebras de sequências nos dados impressos, marcando o ínicio de cada sequência com bands para cabeçalhos (btHeader, btTitle e btColumnHeader) e o término com rodapés (btColumnFooter, btSummary e btFooter). O componente de sub-detalhe, TRLSubDetail, pode ser visto como um sub-relatório dentro do relatório principal, que possui sua própria fonte de dados e, assim como o componente de grupo, demarca o ínicio e o final da sua sequência de dados. Este componente é especialmente útil para demonstrar relações mestre e detalhe como por exemplo uma nota fiscal e seus ítens. Diferentemente de outros geradores, o relacionamento destes componentes com suas bands é feito simplesmente pela inserção destas sobre o corpo do componente, isto é, um grupo é o controle parent de suas bands. Um sub-detalhe pode conter grupos que podem conter outros grupos e/ou sub-detalhes e assim por diante.